• Home
  • Blog
  • Aprendendo com nossos vizinhos: aplicando práticas ágeis para L&D

Aprendendo com nossos vizinhos: aplicando práticas ágeis para L&D

Se você concorda que o principal ativo de uma empresa é sua força de trabalho e as habilidades com que ela contribui para sua causa, provavelmente também concorda que nenhuma empresa tem sucesso sem uma área de Recursos Humanos (RH) eficaz e Treinamento e Desenvolvimento (T&D) impactante. O pessoal de T&D é responsável por garantir que a força de trabalho tenha e continue desenvolvendo as habilidades necessárias para produzir um produto ou serviço desejado, agora e no futuro.

Cada vez mais as áreas de T&D estão adotando uma forma ágil de trabalhar. Muitos departamentos de TI usam a metodologia ágil para maximizar a entrega de valor. Os profissionais de RH e aprendizagem estão descobrindo que, com apenas algumas modificações, uma abordagem ágil fornece uma estrutura para uma entrega consistente, rápida e informada da área e das necessidades de aprendizagem das pessoas. Ele faz isso de uma forma que maximiza o valor da maneira mais eficiente e conveniente.

A pandemia de 2020 e o bloqueio resultante da força de trabalho forçaram o mundo dos negócios a se transformar. Em vez de oferecer o aprendizado tradicional em sala de aula, as empresas tiveram que transformar rapidamente essa entrega em algo que fosse menos dependente do local e do tempo. À medida que as salas de aula fechavam e o treinamento presencial era cancelado, grandes empresas se esforçavam para encontrar uma maneira de trazer o treinamento mais recente e relevante para as pessoas. Mais do que nunca, as empresas precisavam de uma solução segura, rápida, mas bem pensada. Aqueles que resolveram esse dilema alcançaram uma enorme vantagem competitiva sobre seus pares.

Algumas dessas equipes de T&D descobriram que a solução para esse problema estava na área vizinha, o famoso TI. Eles perceberam que adotar práticas e formas de trabalho ágeis pode ser extremamente útil para rapidamente:

  • Estabelecer prioridades de aprendizagem com base nas necessidades imediatas da força de trabalho
  • Encontrar e desenvolver o aprendizado necessário
  • Buscar uma maneira de fornecer aprendizagem que seja eficaz, sustentável e segura

Na GP Strategies, a pandemia nos obrigou a enfrentar o desafio de mudanças diárias no que era permitido ou mesmo possível com recursos e orçamento limitados. Usar o método tradicional em cascata para gerenciar o desenvolvimento e a entrega do aprendizado era de pouca utilidade porque o nível de incerteza e risco era muito alto. Porém, descobrimos que, em meio a toda essa incerteza, o uso da forma ágil de trabalhar manteve o foco do pessoal de T&D. Usando um scrum diário, uma estrutura desenvolvida para o gerenciamento ágil de projetos, nos concentramos nas prioridades que levam à entrega de todo o treinamento necessário. As interações subsequentes permitiram que a equipe adicionasse atualizações de baixa prioridade e do setor no futuro, conforme necessário. Promover uma mentalidade ágil permitiu um pivô mais rápido da sala de aula tradicional para o aprendizado virtual. Também permite uma mudança do desenvolvimento demorado para a aquisição de soluções com curadoria aprovadas pelo setor que mantiveram os funcionários engajados e animados para aprender. A adoção de uma mentalidade ágil nos manteve focados em nosso objetivo de maximizar a interação com o cliente e obter o feedback atualizado e relevante.

Os profissionais de aprendizagem sabem que o aumento da interação e do feedback com os profissionais da organização ajuda a estabelecer as prioridades corretas e a produzir uma solução com aceitação mais rápida do cliente. Isso elimina o desperdício e permite que as equipes de T&D produzam soluções que atendam às necessidades imediatas da força de trabalho. Eles agora veem esses princípios embutidos na maneira ágil de trabalhar. Usando a mentalidade de melhoria, as equipes de T&D continuam a modificar essas soluções para necessidades futuras.

Um ciclo de feedback constante entre o pessoal de T&D e a força de trabalho a que servem reduz o tempo gasto na criação de soluções de aprendizagem elaboradas e aumenta seu valor para os profissionais a serem capacitados. Atualizações menores ou lançamentos para soluções existentes, entregues em intervalos mais curtos de tempo, contêm a combinação ideal de recursos e conteúdo de aprendizagem desejados. Essa mudança resulta em um aprendizado valioso que chega aos alunos quando eles precisam, mantendo-os na vanguarda de seus respectivos campos e níveis de habilidade.

Embora os benefícios do uso do ágil pareçam simples, o caminho para o T&D ágil nem sempre é fácil. Algumas organizações começam por esse caminho, mas depois decidem voltar à sua velha maneira de fazer as coisas. Existem vários motivos pelos quais isso ocorre, mas o motivo mais comum é a falta de valor percebido com a mudança. Eles vêem isso como muito difícil, com base nas dependências departamentais, ou acham difícil conquistar o apoio da alta direção.

Para que isto funcione de maneira efetiva, as empresas devem decidir mudar para as formas ágeis de trabalhar com base em sua situação única e objetivos de negócios. E o Agile não é válido para todos. No entanto, se as empresas decidirem mudar para esse método, elas devem fazê-lo com bastante atençao. Eles devem assumir o compromisso necessário e se concentrar na jornada, e não na resistência que pode existir.

Eu experimento essa resistência com bastante frequência e supero-a concentrando-me em fazer pequenas mudanças agora, com olhar na mudança maior no futuro. Um exemplo é implementar pequenas mudanças em vez de uma revisão completa ou redesenho da metodologia, ou seja, um pequeno “piloto”. Uma empresa pode simplesmente não estar pronta para esse tipo de mudança. É verdade que o sucesso gera sucesso – e com cada sucesso, a resistência diminui. É aqui que o termo “dar passos de bebê” entra em cena. A experiência lhe diz quando avançar mais rápido ou optar por um método estratégico para iniciar a mudança necessária.

Outros exemplos de concentração na jornada são aumentar lentamente a quantidade de interação do aluno para cada projeto de T&D e procurar um sponsor executivo que esteja disposto a lutar por sua causa. Esses exemplos não exigem passar por uma reformulação de T&D em toda a empresa. Quanto mais sucesso você tiver na implementação de mudanças menores, mais lealdade receberá de líderes e colegas. A busca pela melhoria contínua, não importa a velocidade de uma transformação geral, sempre o levará para mais perto de onde você deseja estar.

Muitos que fazem essa jornada ágil percebem que o aprendizado ocorre diariamente. É realmente uma jornada e não um único evento. Os profissionais de RH e de aprendizagem que não têm medo de arriscar melhorias são frequentemente aqueles que colhem os maiores benefícios de seus esforços. O principal objetivo do consultor de negócios é ajudar o cliente a melhorar o desempenho e a eficiência. É impossível fazer isso sem recomendar soluções que se alinham a este conceito e aos objetivos específicos do cliente. Agile tem tudo a ver com maximizar valor e eficiência. Ajuda a produzir tempos de desenvolvimento mais curtos, o que permite reações mais rápidas e maior eficiência.

Dê uma olhada mais de perto e decida se sua equipe de RH e T&D pode se beneficiar com a maneira ágil de trabalhar. Descubra se ele está de acordo com o que você deseja alcançar em termos de resultados. Não tenha medo de examinar como os outros estão lidando com seus problemas. Você pode encontrar uma solução nos lugares mais improváveis – e quem sabe? A solução pode estar na porta ao lado. Quais suas experiências em agregar valor por meio do aprendizado em um ambiente de pandemia? Eu adoraria iniciar uma discussão e compartilhar ideias sobre o que tem funcionado positivamente para as áreas de T&D e RH.

About the Authors

Carl Ramsey
Carl Ramsey is a certified project management professional (PMP) and retired senior military officer where he spent over 30 years leading troops and solving problems. He brings that drive and experience to GP Strategies as a senior business consultant with over 14 years collaborating with clients to solve their most wicked problems while ensuring their current practices produce the greatest business value.

Get in touch.

Learn more about our talent transformation solutions.

Transformation doesn’t happen overnight if you’re doing it right. We continuously deliver measurable outcomes and help you stay the course – choose the right partner for your journey.

Our suite of offerings include:

  • Consulting Services | Aligning vision and strategy to deliver integrated and systemic business results to drive growth and change through people.
  • Learning Services | Modern learning strategies, content, experiences, and delivery approaches that optimise workforce performance.
  • Technologies | An ecosystem of learning and talent tools, systems, platforms, and expertise that enable learning and talent transformation.