A aprendizagem blended ou mista, como conceito, existe há mais de vinte anos. No entanto, com o surgimento da transformação digital, este conceito evoluiu.
O que é o blended learning? Como isso mudou? Primeiro, vamos falar sobre o que costumava ser.
A definição tradicional de Blended Learning
O blended learning é uma estratégia para fornecer conteúdo de aprendizagem com uma combinação de modalidades de entrega para alcançar o objetivo de um programa de aprendizagem. Por definição, o blended learning pode ser eficaz, supondo que você esteja aproveitando os pontos fortes de cada modalidade.
Um programa de aprendizagem combinada combina uma ou mais das seguintes modalidades:
- Treinamento Liderado por Instrutor (ILT) – presenciais
- E-learning ou Treinamento baseado na web (WBT)
- Video
- Job Aid
- eLearning Module
- iPDF
- Treinamento Virtual Conduzido por Instrutor (VILT)
- Infográfico
- Atividades Práticas
Por exemplo, um blended learning pode incluir um pequeno WBT, seguido por uma sessão de ILT altamente interativa de um dia. Uma vez de volta ao “campo”, o aprendizado e o suporte são complementados com alguns job aids e coaching no trabalho. De uma perspectiva legada, o blended learning tradicional é estritamente uma soma de suas partes – cada componente individual é um elemento distinto misturado com outros elementos distintos.
Com a interrupção da transformação digital, precisamos desenvolver a definição de blended learning para refletir a complexidade e eficácia crescentes das jornadas de aprendizagem modernas.
A nova definição de blended learning para a Jornada de Aprendizagem Digital
A nova abordagem do blended learning passa de uma coleção de elementos discretos para uma experiência completa que é mais do que a soma de suas partes. O aluno é um dos componentes mais importantes. E uma característica principal de uma jornada de aprendizagem digital é a capacidade do aluno de assumir o controle da experiência alcançando uma aprendizagem relevante.
Esta é uma breve apresentação que fiz para a Chief Learning Officer Magazine, onde discuto esse conceito um pouco mais, imaginando o aprendizado combinado como uma salada em comparação com um smoothie.
Blended Learning’s New Definition for the Digital Learning Journey
Jornada Blended Learning
Quando implementamos esses programas, vimos aumentos no envolvimento do aluno, melhor retenção, melhores taxas de conclusão e melhor desempenho em toda a organização.
Aqui está um exemplo simples de um blended learning desenvolvido.
O ponto crítico é como os componentes se unem para criar uma experiência verdadeiramente integrada e envolvente. Ao focar na experiência do aluno, análise de dados, novas disciplinas, novos componentes de design e o conceito de espaço negativo no aprendizado, o blended learning pode ser uma estratégia para elevar os programas de aprendizagem.
More from Matt
This is a section from Matt’s webinar The CLOs Guide to a Modern Learning Technology Ecosystem, featured in Chief Learning Officer Magazine.